A importância em gerar conteúdo para si e beneficiar sua empresa

Eu atuo com a área de comunicação e assessoria de imprensa há mais de 15 anos. E em todo este tempo sempre incentivei meus clientes a criarem conteúdos, relevantes, para que eles possam se tornar referência e, assim, consequentemente, levarem a reboque sua empresa.

É comum vermos os clientes, logo que contratam uma assessoria de imprensa, dizerem:”quero aparecer no veículo X, Y e Z”, mas sabemos (sabemos os profissionais da área, que a coisa toda é um pouco diferente disso). Mas é preciso que seja compreendido que:

  1. Quem divulga marca e gera retorno de venda é Marketing
  2. Publicidade também divulga sua marca;
  3. Assessoria de imprensa NÃO divulga marca, ela apresenta especialista ao mercado.

Posto isso, vamos à explicação. O objetivo da assessoria de imprensa é tornar os especialistas dos clientes em referências nos seus setores. Nunca uma assessoria de imprensa tem a incumbência de vender o produto/serviço do cliente. Obviamente que, quanto mais referência o cliente se torna, mais pessoas irão procurar sua empresa. Mas a venda, neste caso, é total responsabilidade da empresa, e não da assessoria.

Quando falo em gerar conteúdo relevante é selecionar os especialistas da empresa que possuem amplo conhecimento, que possam responder quaisquer questionamentos e disseminar tudo o que eles podem oferecer de experiência, sempre avaliando o mercado no qual estão inseridos.

Seja um blog, seja o Linkedin Pulse (ferramenta de postagens do Linkedin), seja qualquer outra ferramenta similar, mas é preciso que os especialistas das empresas se manifestem.

E por que isso? Justamente por que os veículos de imprensa querem especialistas, pessoas que entendam sobre seus setores e possam contribuir significativamente paras as matérias. E como conseguir isso se não mostrando o que os especialistas das empresas sabem?

Além do mais, gerar conteúdos (principalmente específicos, para públicos específicos) nas mídias sociais, que têm uma velocidade impressionante e grande alcance, tornará cada especialista em referência para seus públicos-alvos, invariavelmente.

Não é fácil produzir conteúdos de qualidade e relevantes que irão servir para, inclusive, divulgar as empresas em questão. E, por isso mesmo, que existem agências de comunicação, como a Agência Espiral Comunicação, que têm conhecimento, know how e ferramentas para que seus clientes possam ser as principais referências de mercado.

Por fim, você, responsável de empresa, que pretende ter sua marca amplamente divulgada, não exite em se tornar, antes de mais nada, especialista no seu setor, ou seja, ser referência por que, afinal de contas, uma marca não é nada sem os profissionais competentes e especialistas que fazem a empresa ser a referência que é ou que pode ser.

Rafael Gmeiner
Diretor da Agência VitalCom