Evento gratuito de inclusão tecnológica, para crianças e adolescentes, acontece em Mauá, no dia 30/03

Segunda edição do Arduino Day Mauá, tem como objetivo fomentar e incentivar a ampliação do acesso às novas tecnologias de robótica e programação para gerar impacto social tanto na indústria quanto na área de educação

No próximo dia 30 de março será realizada a segunda edição do Arduino Day Mauá,  que tem como principal objetivo incentivar, fomentar e promover a ampliação do acesso democrático às novas tecnologias de robótica e programação, das 9h à 14h, na ETEC Mauá.

Organizado pelo projeto CyberEduca, Teteus Bionic (embaixador mirim IBM e embaixador CodeClub Brasil), junto com a ETEC, o propósito do evento é compartilhar conhecimento, proporcionando inclusão tecnológica e o estimulo da cultura do “faça você mesmo” e é o primeiro voltado para a tecnologia do município.

Nesta edição do Arduino Day estarão presentes alguns projetos inovadores, incluindo o CubSat (Satélite Brasileiro de baixo custo feito com arduino), criado pelo INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), além de Newton C. Braga, considerado o pioneiro no Brasil da cultura Maker e palestra com Teteus Bionic.

O evento contará o Space Maker Truck, um caminhão de oficina itinerante com impressora 3D, cortadora laser e equipamentos para facilitar a prototipação de projetos; e Drone Lab, mostra de drones. Além de contar com projetos que estão com reconhecimento internacional como o HackEduca que tem parceria com o MIT e o Fusca Arduino que está indo apresentar sua oficina para o mundo.

Ao final do evento haverá sorteio de livros e equipamentos, como braço robótico e carrinhos de montagem com arduino.

Arduino Day

O Arduino Day é uma celebração mundial de aniversário do microcontrolador Arduino, organizado pelos fundadores do dispositivo e pela comunidade, no qual as pessoas interessadas se reúnem, compartilham experiências, projetos, colaborando na difusão do conhecimento e da tecnologia digital.

Na região do ABC, tudo começou com Matheus Barbosa Moraes, mais conhecido como Teteus Bionic que aos 7 anos, e por iniciativa de seu pai Michael Jackson Moraes, aprendeu sobre programação com o material do Code Club Brasil, uma rede mundial de clubes de programação para crianças, e assim iniciou com a programação de jogos.

Após seis meses de estudo, Teteus identificou a necessidade de outras crianças aprenderem a programar e, com isso, pai e filho desenvolveram, em 2013, o projeto CyberEduca, para poder difundir este mesmo conhecimento e, após cinco anos de atuação já havia impactado a vida de mais de 2 mil crianças impactadas.

O propósito do projeto é levar o que há de melhor no Brasil em relação a inovação e aplicação da tecnologia visando gerar impacto social tanto na indústria, quanto na área de educação.

Teteus Bionic, hoje com 13 anos, já foi capa da Revista Galileu e é embaixador mirim IBM e embaixador CodeClub Brasil

2ª edição Arduino Day Mauá 2019
Dia:
30 de março – Sábado
Horas: das 9h às 14h
Local: ETEC Mauá
Endereço: Rua Ribeirão Preto, 75 – Matriz, Mauá (SP)
Evento gratuito
Mais informações e inscrições: arduinodaymaua.com.br

Programação

Evento gratuito de inclusão tecnológica, para crianças e adolescentes, acontece em Mauá, no dia 30/03

 

Contato para a imprensa:
Rafael Gmeiner
rafael@vitalcomunicacao.inf.br
(11)9.4398-1910