Startup oferece segurança nas portas das escolas

O Filho sem Fila, aplicativo para que os pais peguem seus filhos na escola com mais agilidade, além de auxiliar na diminuição de multas desnecessárias, contribui com a redução de assaltos, que cresceram 26% nas imediações das instituições

Volta às aulas sempre traz alguns transtornos para pais, alunos e escolas. Muito mais do que acordar mais cedo, o trânsito nas principais capitais fica ainda mais pesado e os arredores das escolas por todo o País, sempre mais carregados com excesso de veículos e pessoas. Porém, ainda, a maior preocupação da sociedade, como um todo, é a criminalidade crescente.

Cada dia mais, em qualquer horário e local, as pessoas precisam estar atentas contra roubos e furtos. No entanto, no período letivo, em que há um grande fluxo de pessoas, os criminosos encontram mais facilidade. Para se ter ideia, segundo dados da Secretaria da Segurança Pública de São Paulo (SSP), somente no primeiro bimestre do ano passado, houve aumento de 26% em assaltos nas entradas dos colégios. Este ano o número já é bem maioramior. “Em 2019, chegamos ao registro de mais de cem assaltos por dia nas regiões escolares da cidade de São Paulo, com ameaças e furtos de aparelhos celulares”, conta a especialista em gestão e Direito de trânsito, Mércia Gomes.

Para piorar as estatísticas, o órgão de segurança pública mostra ainda que esta ameaça foi a segunda maior em volume registrado nos estabelecimentos educacionais da capital paulista, que incluem escolas públicas, privadas, faculdades, cursinhos e cursos de idiomas. “Entre janeiro de 2014 e março de 2019, foram registrados 16.073 boletins de ocorrência em todo o estado por este motivo. O desequilíbrio ocorre por falta de agentes de segurança nas imediações, bem como pela distração dos pais que aguardam seus filhos, sendo o momento em que a maioria expõe celular, deixa os vidros abertos e estacionam em locais proibidos”, comenta a especialista.

Soluções

Assegurada pela Constituição Federal, as políticas de segurança pública são de responsabilidade dos estados e dos municípios, mas que ainda são falhos, permitindo que crimes nas portas das escolas sejam comuns. Para auxiliar na diminuição da criminalidade, muitas soluções foram e ainda são desenvolvidas.

Um exemplo é o Filho sem Fila, criado em 2013. Este aplicativo, que tem como principal objetivo agilizar a saída dos alunos nas escolas, oferece também mais segurança, uma vez que, reduzindo o tempo de espera, diminui a possibilidade de ações criminosas. “Quanto mais tempo o pai fica parado dentro do carro aguardando seu filho, maior é o tempo de ação de um bandido para praticar roubos ou furtos. O Filho sem Fila, por tornar esse processo de saída de alunos até 75% mais rápido, ajuda a evitar um número maior de assaltos, porque há muito menos espera. O aluno já estará pronto e em segurança dentro do colégio, quando o responsável chegar”, afirma o CEO da startup Leo Gmeiner.

Além de evitar longos tempos de espera em frente aos colégios, o aplicativo possui em sua principal funcionalidade outro fator de segurança, já que apenas os responsáveis autorizados, que estão cadastrados no sistema, com fotos e dados pessoais, podem pegar os alunos. “Quando o responsável se aproxima do colégio, o aplicativo envia, automaticamente, a informação de que crianças precisam estar prontas para a saída e de quem pode buscá-las, evitando que algum estranho pegue uma criança sem o consentimento”, afirma o Leo.

Filho Sem Fila

Pioneiro no mundo, o Filho sem Fila leva mais agilidade e segurança à gestão de saída das escolas.

Além disso, contribui com a fluidez do trânsito, uma vez que, com antecedência, avisa à escola sobre a chegada dos responsáveis, para que a criança possa ser preparada para um rápido embarque. Esta ação reduz em cerca de 75% a exposição à violência urbana e o tempo de espera dos pais, diminuindo, consequentemente, o congestionamento no entorno dos colégios e a emissão de CO2 gerando, ainda, economia de combustível.

O Filho sem Fila está presente em mais de 180 escolas  no Brasil,  Paraguai e Canadá, atendendo  32 mil alunos e 55 mil pais. Avenues, Eleva, Móbile e MapleBear estão entre algumas escolas atendidas pelo Filho sem Fila.

Mais informações: http://www.filhosemfila.com.br/


Vídeos demostrativos e depoimentos

Maple Bear Cantareira: https://youtu.be/TiMx1rKOXG4
Avenues The World School: https://youtu.be/g0ljh97e6mU
Colégio Arbos: https://youtu.be/HxOMPR694P0
Colégio Vital Brazil: https://youtu.be/PYjehA_Qojo
O que dizem as Mães e Pais sem Fila: https://youtu.be/dVkOMFlEcOU
O que dizem os diretores: https://youtu.be/LgR-jxnMklo


Contato para a imprensa:

Rafael Gmeiner
Assessor de imprensa do Filho sem Fila
rafael@vitalcomunicacao.inf.br
(11)9.4398-1910
Skype: rafael.gmeiner
www.vitalcomunicacao.inf.br