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A grande confusão entre pauta e sugestão de pauta

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A grande confusão entre pauta e sugestão de pauta

Eu atuo com jornalismo e comunicação há 18 anos. Lá em 2001, quando entrei na faculdade de jornalismo, algo que aprendi de imediato foi sobre o significado de pauta, em tese, um roteiro de como o repórter vai conduzir a construção da matéria. Na verdade, ela funciona como uma bússola, para direcionar o caminho a ser seguido.

O que me espanta no dias de hoje é que profissionais de comunicação que atuam com assessoria de imprensa confundam pauta com sugestão de pauta. Generalizo porque assessores de imprensa, atualmente, são jornalistas, relações públicas e publicitários, apesar de eu não concordar e acreditar que assessores de imprensa têm que ser jornalistas. E explico o porquê! Alguns pequenos detalhes do cotidiano profissional apenas os jornalistas podem saber, afinal, apenas nós jornalistas estamos dentro das redações vivenciando o dia a dia, que também é fator importante para a sugestão de uma pauta. Em suma, ser jornalista não é fácil e por isso você precisa estudar e conhecer a área.

Mas, enfim, o que venho aqui dizer é a prova disso. Como mencionei a pauta é uma direção para o jornalista da redação ter como guia na produção de sua matéria. E qual o papel do assessor de imprensa nisso tudo? Sugerir pautas. Isso mesmo! Assessores sugerem o que pode ser interessante para a imprensa. No entanto, isso se perde porque esta mistura descabida de profissionais cumprindo a função de assessor faz com que os “profissionais” sugiram suas pautas, seja ela qual for, para qualquer veículo. Mas não é assim que funciona.

Assessoria de imprensa é estratégica: eu tenho uma informação interessante do meu cliente e vou traçar a abordagem ideal para cada veículo que a sugestão for enviada. Os veículos têm linhas editoriais distintas e, mesmo que um tema interesse aos dois, vai ser de forma distinta.

E, ao meu ver, tudo começa nos pequenos detalhes. Bons profissionais se fazem sabendo, minimamente, o básico da profissão e, para nós jornalistas, saber a diferença entre pauta e sugestão de pauta é indispensável. Quem faz a pauta é ao jornalista de redação e quem sugere uma pauta é o jornalista da assessoria de imprensa.

Comentei isso por que recentemente publiquei em um grupo de troca de informações entre assessores de imprensa e redação, onde postei que buscava colegas com pautas sobre um tema determinado. É bem claro para mim, ainda mais levando em conta tudo mencionado acima, que pelo simples fato de procurar “colegas com pautas”, logo procuro jornalistas de redação que irão fazer matéria sobre o tema solicitado. Mas, mesmo assim, diversos assessores vieram fazer contato comigo achando que eu estava produzindo uma matéria.

Conversei com outros colegas de profissão para entender se eu não estava sendo muito crítico, mas entendi que não. Temos urgência e esta urgência nos conduz, de forma mais rápida, aos erros e equívocos, com isso, qualquer pequeno detalhe que passe despercebido poder ser crucial entre o certo e o errado, entre uma notícia verdadeira e a tal da “fakenews”. E se isso for ser muito crítico, que eu continue assim e que todos colegas de profissão o sejam também, desta forma seremos cada vez mais profissionais e cada vez mais assertivos.

Por Rafael Gmeiner