(11)94398-1910
rafael@vitalcomunicacao.inf.br

Brasil ganha Centro de Excelência em Low-Code

Brasil ganha Centro de Excelência em Low-Code

Brasil ganha Centro de Excelência em Low-Code

Lançamento será no dia 17/11, com apresentação de estudo exclusivo sobre o tema e palestra de Cezar Taurion e Genilson Garnica

Para dominar o mundo dos negócios é preciso saber lidar com as mudanças e desafios trazidos pela transformação digital. As empresas precisam ser ágeis e ter o controle total dos ciclos de vida de seus aplicativos, desde a concepção até o desenvolvimento e a manutenção. Mas como cuidar disto, sendo que, em 65% das organizações, a área de TI não consegue concluir tudo aquilo que é pedido pelo time de negócios, por conta da grande demanda de projetos (pesquisa Forrester, de 2020)? É neste contexto que ganham força as plataformas chamadas low-code, pois fornecem solução aos requisitos de negócios, com implementação rápida e baixo custo, se compararmos ao desenvolvimento tradicional.

“Essas plataformas aumentam o desempenho dos desenvolvedores profissionais, tirando deles trabalhos robotizados e básicos e também, pela facilidade de uso de suas interfaces, permitem que desenvolvedores juniores e mesmo usuários possam projetar e implementar sistemas departamentais em poucas horas”, explica Cezar Taurion, autor do estudo exclusivo sobre o tema e idealizador do Centro de Referência em Low-Code que será lançado dia 17/11, em evento online promovido pela Ciatécnica.

“Lançamos a Ciatécnica Research para ajudar os líderes das empresas a desenvolver uma compreensão mais profunda da evolução da economia global e tendências tecnológicas, fornecendo uma base de conceitos e fatos que contribuam para a tomada de decisões sobre seus negócios e estratégias”, conta João Gubolin, CEO da Ciatécnica, empresa que há 12 anos desenvolve projetos de TI no Brasil e exterior. “Esse estudo sobre Low-Code objetiva analisar e se aprofundar em um mercado que hoje está em franca ebulição, o de desenvolvedores de aplicações e as tecnologias que aceleram esse desenvolvimento, que chamamos de tecnologias low-code. O mercado em si e os conceitos básicos de low-code foram analisados na nossa primeira pesquisa da Ciatécnica Research “Mercado de desenvolvedores de sistemas: passado, presente e futuro”. Esse segundo estudo busca se aprofundar no assunto e levanta a necessidade da criação de um Centro de Excelência em Low-code (CoE Low-code).

Genilson Garnica, CTO da Ciatécnica, lidera o Centro de Excelência ao lado de Cezar Taurion, Head da Research. “Com mais pessoas e mais velocidade no desenvolvimento, será um desafio para as organizações controlar e acompanhar as melhores práticas. Por isso, o Centro de Excelência trará as aplicações mais recomendadas, orientação em relação à LGPD e governança, para que não haja gargalos que atrapalhem a performance nos projetos”, adianta Garnica. “A Ciatécnia já tem projetos e processos testados e muito deste conhecimento e das boas práticas estão no estudo. É um verdadeiro roteiro de como ir ao low-code sem riscos”, finaliza o CEO Gubolin;

Sobre o mercado Low-Code:

O Gartner estima que o low-code será responsável por mais de 65% do desenvolvimento de aplicativos até 2024. E muitas das maiores empresas de tecnologia do mundo já dispõem de soluções disponíveis ao mercado.

Um recente estudo da McKinsey criou uma métrica chamada Developer Velocity Index (DVI) que apontou dados que corroboram a importância das empresas serem excelentes no desenvolvimento de software. As empresas situadas no top quartil apresentaram um crescimento da receita, no período medido, de 2014 a 2018, de quatro a cinco vezes mais rápido do que as pontuações do quartil inferior. As empresas do quartil superior também mostraram retornos totais para os acionistas 60% maiores e 20% melhores margens operacionais. Além disso, as empresas do quartil superior se mostraram mais inovadores, pontuando 55% mais em inovação do que as empresas do quartil inferior. Provavelmente, com a pandemia e a aceleração digital que ela provocou, esses números aumentaram mais ainda.

Sobre o evento:

Lançamento do Centro de Excelência em Low-Code e do estudo exclusivo “Por que criar um Centro de Excelência Low-code?” 🚀

Dia 17/11, às 16h30

No Sympla

Inscrições gratuitas em https://mla.bs/b33276b0

Sobre a Ciatécnica – Com atuação global, a Ciatécnica oferece consultoria empresarial estratégica com foco em inovação e transformação digital e soluções customizadas em sistemas Web/Mobile, integração de Sistemas (APIs), Robotização de Processos (RPA), Inteligência Artificial e Machine Learning, além de Low-Code, entre outros temas ligados à transformação digital, junto a grandes empresas brasileiras e multinacionais que buscam mais agilidade, flexibilidade e resultados. Rodobens, RNI, MoveEdu, ScanSource, Iron Mountain e Unimed, por exemplo, estão entre alguns dos clientes da empresa, que está há 12 anos no mercado, com negócios no Brasil, EUA e Canadá.