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O.C.I. lança Manual de Compliance para a Comunicação Corporativa dia 29/08

O.C.I. lança Manual de Compliance para a Comunicação Corporativa dia 27/08

O.C.I. lança Manual de Compliance para a Comunicação Corporativa dia 29/08

Fruto de mais de dez anos de estudos, a obra propõe a aferição de bens intangíveis como transparência ativa, conduta ética e accountability, ativos afeitos ao campo teórico-prático da Governança Corporativa

Haverá um bate-papo entre o autor e professora Marcela Argollo, da FGV, e autora da coluna Compliance Humanizado no Portal O.C.I.

O Observatório da Comunicação Institucional (O.C.I.), sociedade educativa sem fins lucrativos, lança o Manual de Compliance para a Comunicação Corporativa e o App 5R-INDEX, desenvolvidos por Manoel Marcondes Machado Neto, professor-doutor, especialista em Sistemas de Informação, pesquisador no campo da Governança e cofundador do O.C.I. O lançamento acontece no dia 29 de agosto de 2022, na Livraria da Vila, no Shopping Pátio Higienópolis, situado à Av. Higienópolis, 618, em São Paulo (SP), das 19h às 21h.

O evento contará com um pocket papo do autor com Marcela Argollo, professora da FGV, autora da coluna Compliance Humanizado no portal O.C.I.

A partir de agora, o mercado conta com um indicador que reporta, na prática, por meio de um exame através de aplicativo próprio, o nível de transparência nos negócios de uma organização, seja ela pública, privada ou do terceiro setor, algo que vai além de números operacionais e cifras contábeis.

“Transparência ativa é algo que você deve entregar, não só prometer. E o mercado carecia de uma normatização para essa entrega, justamente o que a presente obra propõe. Ela é fruto de estudos de mais de dez anos na busca por bens intangíveis como transparência ativa, conduta ética e accountability, ativos afeitos ao campo teórico-prático da Governança, mas sob o viés da Comunicação Organizacional, levantando riscos de crises de imagem pública e questões reputacionais, questões cada vez mais presentes na agenda dos gestores, tanto da área pública como do setor privado e nas entidades da sociedade civil”, comenta o autor, que é professor associado da Faculdade de Administração e Finanças da UERJ.

Inovação tecnológica

Com 210 quesitos em cinco instâncias-demandas de toda e qualquer organização (reconhecimento no meio social; relacionamento com públicos-chave; relevância no segmento de atuação; reputação administrada e resiliência institucional), o Sistema 5R-INDEX (aplicativo e manual) oferecem o caminho para que as organizações sejam mais transparentes e, portanto, mais dignas de confiança por parte de seus stakeholders e, consequentemente, da sociedade em geral.

“Esta inovação tecnológica é mais do que só um aplicativo e um livro-manual, mas, sim, um indicador mercadológico. E nasce atendendo a uma demanda global da Governança Corporativa, revelador da qualidade de uma gestão em nível mais profundo do que as demonstrações financeiras e os relatórios convencionais de administração das organizações permitem, considerando que empresas, governos e ONGs que se declaram ‘transparentes’, muitas vezes não o são de fato”, afirma Marcondes Neto.

O autor ainda explica o funcionamento da ferramenta: “A plataforma 5R-INDEX foi desenvolvida de modo transdisciplinar no ambiente neutro do Observatório da Comunicação Institucional, uma sociedade educativa sem fins lucrativos, livre de influências e pressões políticas, comerciais ou financeira, que funcionou como incubadora do projeto cadastrado no CNPq. Para avaliar sua transparência, a organização pode realizar autoexame internamente (como ferramenta de melhoria contínua) ou contratar uma Auditoria Funcional da Comunicação Organizacional junto a experts credenciados (PF ou PJ), treinados pelo O.C.I.”.

“O sistema não comete erros, afinal, é uma operação aritmética. A preparação e o treinamento do auditor também são controlados. E a metodologia está fundamentada em conhecimento consolidado nas diversas disciplinas que podem afetar a transparência de uma organização, direta ou indiretamente. É claro que, privilegiando o fator humano, que é a presença de auditor(es), age-se sob a premissa da boa-fé profissional. Já quando se deseja a certificação do resultado do exame, tal resultado, bem como o trabalho do auditor credenciado, ainda tem que passar pelo crivo do O.C.I., que, depois de auditá-los, pode emitir o ‘Certificado de Organização Transparente conforme o 5R-INDEX’ para as organizações que tiverem um score geral final de 90 (numa escala que vai de zero a 100 pontos). Score geral final abaixo de 90 pontos obriga a geração, pelo auditor responsável, de um Relatório de Melhorias a Implementar”, continua Marcondes Neto.

Compliance e Governança

Compliance, em português, significa conformidade. É termo que representa um dos pilares da Governança Corporativa e refere-se ao cumprimento de normas preestabelecidas para situações, sendo uma verificação da aderência das ações nessas situações frente às normas prescritas.

Outros pilares da Governança são: accountability, união da responsabilização com a prestação de contas; a colegialidade nas decisões, prevenindo a autocracia; e, como pretende o autor com sua tese de que “sem comunicação não há transparência”, uma comunicação funcional que, de fato, seja veículo de transparência ativa, aquela independente de demanda externa.

Hoje, o que temos é uma transparência passiva, com responsabilidade pela obtenção da informação de quem solicita.

“Há uma demanda social, em que cidadãos querem um Estado e empresas estatais transparentes. Consumidores também querem sinceridade, consciência e responsabilidade por parte das empresas”, finaliza Marcondes Neto.

Observatório da Comunicação Institucional (O.C.I.)

O Observatório da Comunicação Institucional é uma sociedade educativa lusófona, criada em 2013 no Rio de Janeiro, destinada à análise e reflexão crítica sobre a conduta das organizações – atitude, comportamento, discurso, imagem e legado – com base em cinco causas: Transparência Ativa, Comunicação Pública, Jornalismo Responsável, Propaganda com Ética e Educomunicação para a Cidadania.

ISBN: ‎ 978-65-5854-714-3
Editora: iVentura Editora
Idioma: ‎Português
Preço apenas para o lançamento: Capa flexível: R$160 / Capa dura: R$190
Quantidade de páginas: 630
Versão digital: Disponível na Amazon, clicando aqui

Serviço
Lançamento do Manual de Compliance para a Comunicação Corporativa
Quando:
29 de agosto de 2022
Horário:
das 19h às 21h
Local:
Livraria da Vila – Higienópolis
Endereço:
Shopping Pátio Higienópolis, situado à Av. Higienópolis, 618 – Higienópolis, São Paulo (SP)

Contato para a imprensa:   
Rafael Gmeiner
Assessor de imprensa do Observatório da Comunicação Institucional
rafael@vitalcomunicacao.inf.br
(11) 9.4398-1910 (whats)
(13) 9.9138-7006

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